terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pessoa

Vou em busca de algo desconhecido, caminhando com uma postura direita e um olhar confuso.
Ouve-se o cantor de rua na esquina, ao fundo da avenida, acompanhado da sua tralha sempre fiel. O chilrear dos pássaros é ensurdecedor como a chuva que apregoa a chegar com os flashes emitidos lá de cima que atormentam uns pobres diabos que ainda pela cidade deambulam. E é aqui que me encontro, nesta cidade cheia de nada e vazia de tudo!
Desço então a rua calcetada em direção a alguma coisa tão incerta como a vida. Não sei porquê, mas hoje parece-me mais distante, talvez seja mera impressão minha, mas o certo é que algo está diferente. O ar respira diferente, o som mudou, a paisagem cresceu. Esta cidade parece enorme demais para os habitantes que acolhe nela. Há as casas, as árvores, as lojas, os jardins, os centros comerciais, os hospitais, e os parques infantis. Mas falta algo: As Pessoas!
Onde se esconderam? Ou será que andam aí, mas completamente vazias daquilo a que “chamamos” de consciência ou lá o que seja, aquilo que eventualmente fará delas Pessoas. Estas pessoas estão ainda fechadas no armário ou caladas na voz da sua razão! O que vemos por aí são apenas rótulos forçados aos quais lhes foram impostas ideias de ontem! As pessoas de hoje andam confusas, e as de amanhã ainda estão escondidas!
Sol após sol vejo tudo igual, as portas continuam fechadas e bem trancadas, mal se ouve o respirar entre as fechaduras, elas insistem em não sair, e ficar incumbidas no seu Mundo, aquele que precisávamos de ver cá fora! Torna-se necessário de viver num espaço sem barreiras. Não é preciso derrubar nenhum muro com a força de um  homem, este muro é apenas um pensamento preconceituoso em relação ao diferente, e localiza-se simplesmente na cabeça dos vultos que por aí vagueiam. Mas parece que o diferente ainda faz confusão a estas pessoas que tanto se gabam da inovação, do progresso, e de se encontrarem tão à frente no tempo, com mentalidades abertas e nada conservadoras. Pois é, acontece que tudo isto é dito da boca para fora apenas para servir aquilo a que, nesta sociedade se dá mais importância, ao estatuto social, e quando se fala em novas ideias, assiste-se a uma perfeita intolerância.
É então que ainda acredito que haja Pessoas nesta cidade, neste mundo em que vivemos e que não queremos apenas deixar a nossa passagem como figurantes, queremos de alguma forma, nem que seja apenas para uma pessoa, marcar a diferença, isso sim, já é um grande feito!
Hoje e sempre, irei viver na tão esperada esperança que elas ganhem força para que mostrem que são mais do que aquilo que pensam, para que mostrem ao Mundo afinal, o que é realmente ser Pessoa e deixem a sua marca nesta efémera aventura que é a vida!


Sem comentários: